Gotas da moenda

Gotas da moenda

De passagem por Porto Alegre, visitei uma feira de produtos orgânicos que acontecia na Usina do Gasômetro, importante centro cultural da capital gaúcha.

Entre os estandes, um expositor perfilava dezenas de coloridas garrafas de licor. Curioso, perguntei se ele tinha cachaça. O jovem abriu um sorriso largo e exclamou: – A melhor !

Comecei degustando a versão extra-premium, envelhecida em tonéis de carvalho por cinco anos. Sabor amadeirado com aroma marcante. Muito boa.

Passei para a envelhecida. Mistura da cachaça extra-premium com a branca. Interessante, mas sem a presença que a anterior havia me deixado.

Limpei a boca com um gole de água e preparei-me para provar a branca. Enquanto me servia, o jovem comentou que seu pai sempre dizia que quem gosta de cachaça prefere a branca.

Provei, e sem me conter exclamei: – A melhor !

O sabor da cana era pungente, adequadamente adocicado e adornado pela sensação picante do álcool.

Bah tchê! É pura água benta.

A Gotas da Moenda é produzida artesanalmente atendendo aos rigores da produção orgânica desde 2002 pelo pai do rapaz que me atendeu. O alambique está instalado no antigo município de Santo Antônio da Patrulha, litoral norte do Rio Grande do Sul, tradicional região produtora de cachaças.


Cor: branca
Viscosidade: média
Aroma: cítrico alcoólico
Sabor: picante, cana-de-açucar
Madeira: não se aplica
Graduação: 40%
Apresentação: garrafas de 700, 355, 160 e 50 ml
http://www.gotasdamoenda.com.br
Fone: +55 51 3334-8426

Deixe um comentário