Sobre

“Todo mundo vê as pingas que eu bebo, mas ninguém vê os tombos que eu levo.”

ou se preferir,

“Cada um sabe a alegria e a dor que têm no coração”.

Foram tantos os pedidos, tão chorosos tão sentidos…” que finalmente cedi à tentação de registrar minhas impressões sobre esse patrimônio legitimamente brasileiro, a CACHAÇA.

Sim, com maiúsculas, essa legítima aguardente que atende por tantos nomes, mas que aqui acabou lembrada pelo cancioneiro popular da “marvada pinga“.

Marvada que é apenas um dos muitos apelidos carinhosos pelo qual os apreciadores da “água que passarinho não bebe” se referem à multifacetada bebida símbolo do Brasil.

Tendo nascido num dia 21 de maio perdido num tempo esquecido, dia em que se celebra o ‘Dia da Cachaça Mineira’, não foi difícil entender porque me apaixonei por esta bebida rica em sabor, cultura e história.

Não sendo um especialista no assunto, modestamente me proponho a compartilhar minhas impressões e experiências de degustação, responsável e consciente, desta bebida complexa e de seus complementos e derivados.

Portanto, as anotações serão sempre de caráter pessoal e poderão contrariar a experiência e o conhecimento de muitos especialistas que por aqui passarem. Por isso mesmo comentários são bem vindos e enriquecerão a experiência de todos e podem ser feitos pelo e-mail: marcelo.marcio@gmail.com.

Se quiser que eu beba sua cachaça é só convidar, afinal é bebida que se prova e compartilha em meio a uma boa prosa.

Bem vindo a este cantinho. Um brinde e saúde !

Anúncios

12 respostas para “Sobre

  • Fernanda

    A Associação Brasileira de Barman do Rio de Janeiro Promove o 2º Encontro: “Bons Amigos se Encontram com Caipirinhas”

    Uma das bebidas brasileiras mais conhecidas internacionalmente, a caipirinha, ganha status de cock’tail chique e conquista admiradores de toda parte do mundo. Globalizada, o drinque ganha o mercado internacional e vem se destacando cada vez mais no Brasil.

    Com tanta euforia em torno da nossa caipirinha, a Associação Brasileira de Barman resolveu realizar um evento e colocar em prática este encontro, entre os amantes da bebida, os que querem conhecer melhor sobre a bebida e produtores.

    Bons Amigos brindam com caipirinha, acontecerá nos dias 18 e 19 de setembro no Sheraton da Barra, onde o tema principal é a Caipirinha, eleita como a bebida nacional. Serão 30 marcas de cachaça de diversas regiões do país, algumas já conhecidas do grande público, como a Seleta, Terra de Ouro, Nêga Fulô e Cachaça Leblon e outras novatas como a Busca Vida, Dom Geraldo.

    No evento será lançado pela Associação Brasileira de Barman o selo “Autêntica Caipirinha – Aqui tem”, que tem o objetivo de certificar estabelecimentos do Rio e São Paulo que sirvam a autêntica caipirinha, a tradicional, feita com cachaça e limão, eleita pelo Presidente Lula a bebida oficial do Brasil.

    Além de muita cachaça estão programadas atividades durante o evento, como palestras, workshops, degustações e um concurso de caipirinha autêntica, onde barmans do Rio, São Paulo e Minas estarão mostrando as suas habilidades com a coqueteleira e concorrendo ao melhor barman.

    Informações:
    Local: Hotel Sheraton (Barra da Tijuca)
    Endereço: Avenida Lúcio Costa 3150 – Salão Atlântico – Tel.: 3139 8000
    Datas / Horários: sábado dia 18/09 das 14h às 22h & domingo dia 19/09 das 14h às 19h
    Entrada: R$10,00

    Informações para a Imprensa: Contato Comunicação (21) 2577-7822
    Monique Santos – (21) 7883-0861 / 9407-1991
    Fernanda Carvalho – (21) 7864-6825 / 9979-7172

  • Marcelo Linhares

    Olá Marcelo,
    Parabéns pelo blog, é bom saber que tem bons apreciadores de cachaça no Brasil, fazendo o nome da bela bebida Brasileira.

    Me permite fazer um jabá 😉
    Todas as cachaças (ou pelo menos a maioria), podem ser encontradas no https://www.cachacaexpress.com.br/

    Temos o objetivo de ser o maior portal de vendas de cachaça brasileira, com atuação global.

    Abraços e parabéns pela iniciativa.

  • Ednei Pereira Santa

    Olá, Conheci o seu Blog hj e fico muito feliz cada vez que encontro alguem disposto a divulgar cada vez mais a nossa cultura, a nossa bebida nacional. Estou com um Blog sobre cachaça também, como apreciador, Barman e estudante de gastronomia vou postando as cachaças provadas, e receitas produzidas, trazendo experiência juntamente ao conhecimento da nossa CACHAÇA.
    Estarei acompanhando vc e o “MARVADA”, que continue a cada dia nos enriquecendo mais e mais. Parabéns!!!!!!

    Aguardo sua visita e dicas para uma melhora na divulgação e conscientização sobre a nossa “Marvada” (ou melhor Bendita).
    Ednei Pereira

    diariodecachaca.blogspot.com.br

  • Sérgio Falcão

    Olá Marcelo. Parabéns pelo blog. Muito bom conteúdo. Também temos um blog e uma fanpage e falamos muito sobre técnicas de produção, armazenamento e comercialização de cachaças especiais. Visite http://www.cachacariasnobres.com.br e http://www.facebook.com/cachacariasnobres. Obrigado e um abraço.
    Sérgio Falcão

  • Alyson nunes

    Amigo ta show o site. Agora esta faltando VC apreciar a cachaça Serra Limpa uma das melhores cachaças da PB. Já esteve no ranking da Playboy entre as dez melhores do Brasil. Voce precisa provar esse sabor.

    • Marcelo

      Obrigado pela sugestão.
      Mas é difícil achar por aqui.
      Assim que encontrar vai ter um destaque especial.

      • alyson nunes

        OK amigo se quiser, posso lhe enviar um exemplar que recebi do proprietário, sera uma prazer tenta lhe enviar pelos correios, você pode repassar o endereço seria um prazer.

  • Anderson Heinen

    Olá Marcelo, tudo bem?
    Seu blog é show. Já falou a alguns anos sobre a nossa cachaça Matraga série Prata, mas tem que provar a Matraga série Ouro, envelhecida em barris de carvalho, com certeza é uma das melhores do Brasil.
    Se quiser conhecer um pouco mais sobre nós acesse:
    http://alambiquematraga.wixsite.com/matraga
    https://www.facebook.com/alambiquematraga/

    Grande abraço
    Anderson

    • Marcelo

      Mas eu conheço a Matraga Ouro.
      Ela foi durante muito tempo presença obrigatória na degustação com amigos. O problema é que durante os, felizmente poucos, anos em que a produção foi interrompida eu não achei justo fazer uma avaliação baseado nas poucas garrafas que ainda encontrava.
      Depois que a produção foi normalizada ainda não tive a oportunidade de apreciar.
      Mas não vejo a hora…

  • Cachaça Bartolomeu

    Olá Marcelo, parabéns pelo blog. É difícil encontrar na internet um bom conteúdo ainda mais sobre a cachaça. Que bom que você ainda está tocando esse projeto ano após ano, desde 2009, divulgando e apreciando as cachaças brasileiras. Existe muita qualidade e pouco conhecimento nesse mercado. Fico feliz que podemos contar com o blog da Marvada e outros poucos para ajudarem nesse trabalho de informação.

    Aproveito a oportunidade para convidá-lo a conhecer a Bartolomeu.
    Modesta parte, uma ótima cachaça artesanal envelhecida em amendoim. Temos como missão divulgar um pouco da cultura brasileira pelo mundo e por isso fizemos nosso blog em Inglês. Entendemos que a lingua ajudaria na divulgação sem fronteiras. Passa lá e diz o que você acha.

    http://www.cachacabartolomeu.com/blog

    Grande Abraço,

  • Taíssa de Faria

    Prezados,

    Meu nome é Taíssa de Faria e sou responsável pelo Departamento de Comunicação e Marketing da start-up Cachaça Gestor, sediada em Ouro Preto, Minas Gerais. A Cachaça Gestor é uma startup que atua na área de tecnologia e inovação dentro do universo de produção e gestão de alambiques. Nosso aplicativo é inédito e pioneiro no auxílio da melhora dos negócios de proprietários de alambiques no Brasil.

    Além de auxiliar os produtores na elaboração de uma cachaça de qualidade, o objetivo do aplicativo Cachaça Gestor é oferecer um sistema computacional capaz de:

    Garantir acesso seguro aos dados e arquivos de seu alambique onde e quando quiser;
    Apontar falhas em seu empreendimento;
    Aumentar a produção de seu alambique;
    Guiar em suas tomadas de decisões;
    Ajudar na certificação de qualidade;
    Facilitar suas vendas;
    Conectar o mercado da cachaça.

    Gostaria de saber se não é de interesse de vocês a produção de uma matéria com os jovens empreendedores, fundadores desta start-up,e ainda alunos da Universidade Federal de Ouro Preto.

    Logo abaixo, disponibilizo o link de uma publicação em nosso blog que explica quem somos e com o que trabalhamos:
    https://www.cachacagestor.com.br/blog/?p=28

    E também vou colocar aqui algumas matérias que já produziram sobre nós:
    http://www.ampaq.com.br/media/462016.pdf
    https://www.feop.com.br/noticia/91-cachaca-gestor-lanca-aplicativos-para-android

    Enfim, caso considerem uma boa pauta, por favor façam contato comigo pelo telefone: (31) 994641699 ou via e-mail (comunicacao@cachacagestor.com.br)

    Desde já, agradeço pela atenção e disponibilidade.

    Att,

    Taíssa de Faria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: