Cachaça não é água não !

A marchinha de carnaval já procurava esclarecer ao público em geral o que é a cachaça.
Mas isso só foi definitivamente esclarecido em 2005.
Foi a partir da publicação da Instrução Normativa Nº 13, de 29 de junho de 2005 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que os padrões técnicos de qualidade e identidade foram definidos para a Cachaça e a Aguardente de Cana.
Segundo esse regulamento as bebidas são assim definidas:
  • Aguardente de Cana é a bebida com graduação alcoólica de 38% vol (trinta e oito por cento em volume) a 54% vol(cinqüenta e quatro por cento em volume) a 20ºC (vinte graus Celsius), obtida do destilado alcoólico simples de cana-deaçúcar ou pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar, podendo ser adicionada de açúcares até 6g/l (seis gramas por litro), expressos em sacarose.
  • Cachaça é a denominação típica e exclusiva da Aguardente de Cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38 % vol (trinta e oito por cento em volume) a 48% vol (quarenta e oito por cento em volume) a 20ºC (vinte graus Celsius), obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar com características sensoriais peculiares, podendo ser adicionada de açúcares até 6g/l (seis gramas por litro), expressos em sacarose.
  • Destilado Alcoólico Simples de Cana-de-Açúcar, destinado à produção da Aguardente de Cana, é o produto obtido pelo processo de destilação simples ou por destilo-retificação parcial seletiva do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar, com graduação alcoólica superior a 54% vol (cinqüenta e quatro por cento em volume) e inferior a 70% vol (setenta por cento em volume) a 20ºC (vinte graus Celsius).
Assim sendo, podemos dizer que toda cachaça é aguardente, mas nem toda aguardente é cachaça.
Ambas podem ainda receber outras denominações, segundo o tratamento que recebem:
  • Adoçada: É a bebida que contém açúcares em quantidade superior a 6g/l (seis gramas por litro) e inferior a 30g/l (trinta gramas por litro), expressos em sacarose.
  • Envelhecida: É a bebida que contém, no mínimo, 50% (cinqüenta por cento) de bebida envelhecida em recipiente de madeira apropriado, com capacidade máxima de 700 (setecentos) litros, por um período não inferior a 1 (um) ano.
  • Premium: É a bebida que contém 100% (cem por cento) da bebida envelhecida em recipiente de madeira apropriado, com capacidade máxima de 700 (setecentos) litros, por um período não inferior a 1 (um) ano.
  • Extra Premium: É a bebida envelhecida por um período não inferior a 3 (três) anos.
O regulamento completo você confere aqui:
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: