Como degustar uma cachaça

Degustar uma cachaça não difere do método de degustar qualquer outra bebida.

É preciso antes de mais nada respeito pelo líquido. Não reverência, mas respeito pois trata-se de um produto que consumido com moderação pode oferecer prazer, mas em excesso (e o limite é algo muito pessoal) pode causar severos danos à saúde.

Mesmo sem ser profissional e sem dispor de nenhuma habilidade especial, é possível observar algumas pequenos passos que enriquecem a experiência.

Vamos a eles:

  • A degustação começa pela garrafa, examine o rótulo e o vasilhame. A boa apresentação é indício da qualidade da bebida.
  • Procure por resíduos na garrafa. Uma bebida sem resíduos indica uma bebida bem manipulada e eventualmente filtrada. Resíduos também podem ser indício de adulteração.
  • A cachaça pode ser branca (natural) ou dourada. O dourado tanto pode ser resultado do envelhecimento em tonéis de madeira quanto pelo uso de aditivos (melado ou caramelo pois corantes são proibidos). Boas cachaças podem conter aditivos, mas ocultar essa informação é um desrespeito ao consumidor.
  • Alguns degustadores tem o hábito de agitar com vigor a garrafa e observar a espuma que se forma na parte superior e que indica qualidade quando se desfaz rapidamente. Apontam também o volume de pequenas bolhas que se formam indicando a qualidade da destilação (mas eu confesso que nunca consegui ver a diferença).
  • Para degustar, recomenda-se o mesmo cálice usado para degustação de conhaque. Também pode ser utilizado copos longshot. O importante é que sejam transparentes para permitir avaliar a coloração da bebida.
  • Antes de beber desfrute o aroma da bebida. De longe perceba se o aroma que sobressai é o de perfume ou o do álcool. De perto, inspire profundamente o bouquet e perceba se ele é agradável ou provoca alguma irritação.
  • O primeiro gole deve ser pequeno. Deixe a bebida passear pela boca. Nossa língua possui papilas especializadas em diferenciar o doce, o amargo, o ácido e o salgado. Agindo assim você poderá determinar qual o sabor predominante da bebida.
  • Depois do primeiro gole, observe o copo. Note se a bebida escorre lentamente, como um óleo que se fixa na parte interna do copo. Quanto mais viscoso o líquido mais encorpada é a bebida.
  • Algumas cachaças “queimam”. Isso não é decorrente de maior ou menor gradação alcólica, mas sim da qualidade da destilação. De modo geral, quanto mais quente, menor a qualidade. Mas não confunda: cachaças muito doces (geralmente com adição de melado) queimam menos e nem por isso são de qualidade superior.
  • Se estiver degustando várias bebidas, atenha-se ao primeiro gole e intercale as provas com algum alimento de sabor pouco pronunciado.

Finalmente e não menos importante, cerque-se de boa companhia. O melhor da degustação é fazê-la acompanhada de dois dedos de boa prosa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: